Senado discute venda de MIPs fora das farmácias


Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal discutirá o PLS 284/2015, de autoria do senador Romero Jucá (MDB/RR), que libera a venda de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) em lojas de conveniência, drugstores e minimercados. A matéria está pronta para entrar na pauta de votação, em caráter definitivo, na próxima reunião da CAS.

Para entidades do setor, a comercialização de medicamentos em pontos de venda alternativos pode levar ao agravamento da automedicação e à banalização desses produtos. A vulgarização da comercialização dos MIPs se contrapõe ao uso racional tanto difundido pelos profissionais de saúde.

Na visão de Jucá, entretanto, a questão a ser debatida deve ser o monopólio das farmácias, uma vez que 246 municípios brasileiros não possuem sequer uma farmácia. A consequência disso se reflete no bolso dos consumidores residentes de regiões afastadas dos grandes centros urbanos, que pagam o preço máximo autorizado, enquanto os mesmos medicamentos são comercializados com descontos expressivos em locais onde existe concorrência.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Fale conosco via Whatsapp